Por que Estudar Química-o1

Aos estudantes de Química.

O ser humano é curioso e apresenta uma necessidade de descobrir os segredo da natureza e de saber sempre mais a respeito de si mesmo e do planeta em que vive. Para tanto, a capacidade humana de observar, analisar e comparar é fundamental, mas nem sempre é suficiente. Por isso, o ser humano vem criando, há século, experimentos que simulam os fenômeno naturais. A interpretação lógica e criativa dos resultados desses experimentos tem sido um dos pilares do conhecimento científico.

A Química, assim como outras ciências, interfere amplamente na vida cotidiana e seu estudo não está limitado às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Ao contrário, a Química está presente na nossa vida das mais variadas formas e é parte importantes dela. Quando preparamos e cozinhamos nossos alimentos, quando lavamos os utensílios ou quando ingerimos um medicamento, estamos lançando mão de princípios, conceitos e reações da Química.

Nestas aulas de Química, completamente reformulada, procuramos atender sugestões de muitos professores, os quais, como seu próprio professor, pretendem que você, estudantes do Ensino Médio, aproveite ao máximo essa obra, e não apenas adquira mais conhecimento sobre Química, mas também amplie seus horizontes e perceba a inter-relação dessa ciência com outras e com a sua vida.

Assim, nesta edição, aprofundamos as relações entre os vários conteúdos específicos da Química com a vivencia cotidiana, para tornar mais evidente sua interdependência, Além disso, apresentamos textos e artigos extraídos de jornais e revistas relativos a fatos interessantes do dia-a-dia, a novas descobertas e novos processos tecnológicos. Tratamos também da utilização e dos efeitos do uso da Química no ambiente e no organismo humano.

Com isso, esperamos que você adquira conhecimentos como estudantes de Química e como cidadão consciente, que pode e deve intervir em discussões sobre assuntos que afetam sua vida, sua comunidade e o próprio planeta. Essa nossa preocupação está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional (PCN) propostos pelo MEC, com as referências curriculares dos Sistemas de Avaliação Seriada aplicados em alguns estados do país, e com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que vem sendo utilizado no processo de seleção de candidatos ao ingresso em Faculdades e Universidades.

Entre todas estas aulas, fica especialmente, mais evidente o nosso objetivo de mostrar a inter-relação da Química com outras ciências e com a vida cotidiana:

  • Faça Você Mesmo: São experimentos que você mesmo pode fazer em sua casa – que é um verdadeiro “laboratório” -, utilizando substâncias de uso doméstico e aparelhagens muito simples. Esses experimentos têm a finalidade de desenvolver, principalmente, suas capacidades de observação, investigação, compreensão e representação.
  • Integrando seu conhecimento: Trata-se de uma seção de atividade que apresenta um texto sobre um tema da atualidade, o qual o instiga a relacionar conteúdos estudados naquela Unidade ou em unidade anterior destas aulas.
  • Química e...: São textos complementares que tratam de assuntos variados: Tecnologia, História da Ciência, Sociedade, Ambiente, Corpo Humano, medicina, Saúde etc.

 

Blog: www.professorsilva.webnode.pt/ 100% Meio Ambiente.

 

Introdução ao Estudo da Química.

 

Capítulo 1- Por que estudar Química?

Capítulo 2- O método cientifica.

Capítulo 3- Química: Ciência experimental.

 

 

 Por que estudar Química?

 

Olhe ao seu redor. Tudo o que você vê ou toca, cheira ou sente sabor são substâncias Químicas. Muitas dessas substâncias são naturais e presentes no seu corpo, no solo, na vegetação, no ar etc.

Muitas outras são sintéticas, isto é, são produzidas pelo ser humano nos laboratório e nas indústrias, por exemplo: os plásticos, as fibras têxteis e os medicamentos.

Na vida moderna, essas substâncias Químicas sintéticas têm grande importância.

A produção de diversos materiais e produtos que utilizaos em nosso dia – adia a borracha, 

o náilon e o metal, é o resultado do conhecimento da Química de sua aplicação industrial. 

 

A Química é a Ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades e as transformações da matéria.

Assim, podemos dizer que a Química é uma Ciência que ocupa uma central, sendo 

fundamental em todos os campos do conhecimento humano.

Veja o diagrama, que mostra a relação da Química com outras Ciências.        

Para organizar seu raciocínio, vamos começar dizendo que a Química estuda:

Conceito da Química.

Química é o ramo da ciência que estuda:

  • A matéria e suas propriedades;
  • As transformações da matéria;
  • A energia envolvida nessas transformações.

O estudo que iniciamos agora visa a detalhar e aprofundar cada uma dessas ideias.

A Química em nosso cotidiano.

A Química (ou, melhor, a matéria e suas transformações) está sempre presente em nosso dia-a-dia: nos alimentos, no vestuário, 

nos edifícios, nos medicamentos, e assim por diante. Não tem sentido certas propagandas que anunciam “alimento natural sem Química”, 

pois o próprio alimento em si já é uma mistura Química.

            Talvez exemplo é mais ligado ao cotidiano seja o funcionamento do nosso próprio organismo. O corpo humano é um “Laboratório” 

em que ocorrem, durante todo o tempo, fenômenos Químicos muito sofisticados, a saber:

  • Ingerimos vários materiais: alimentos, água, ar (pela respiração) etc.;
  • Há muitas transformações desses materiais, no estômago, nos intestinos etc. auxiliadas por “produtos Químicos” específicos existente no suco gástrico, na bílis (do fígado) etc.;
  • Há produção de energia, utilizada nas movimentações de nosso corpo e também para manter a temperatura do organismo em torno de 36-37°C etc.;
  • Há recombinação dos alimentos para a manutenção de nossos ossos, tecidos, órgãos etc.;
  • Após inúmeras transformações, o organismo elimina os produtos residuais, por meio das fezes, urina, suor etc.

Enfim, nesse “processo da vida”, notamos ainda um perfeito entrosamento dos fenômenos que são estudados pela Química, Física, Biologia e por novos ramos da ciência.

Uma das críticas mais constantes, na atualidade, é a de que a Química é perigosa, responsável por toda a poluição existente no mundo. Isso não é verdade. 

Seus produtos são projetados para serem úteis à humanidade. O problema reside no mau uso desses produtos. Assim, por exemplo, o petróleo é útil na produção da gasolina, do diesel etc., 

mas torna-se nocivo quando derramado nos mares, devido aos acidentes marítimos.

Química é a ciência que estuda as suas substancias, a sua constituição, as suas propriedades e as suas transformações em novas substancias, 

além dos efeitos relacionados a tais transformações e dos modelos explicativos desses processos.

O Químico é o profissional que estuda a Química e atua em processos de investigação e no desenvolvimento de processo de analises, 

separação e síntese de substâncias e materiais. 

A determinação da composição dos materiais é uma das atividades desenvolvidas pelos Químicos.

A identificação de minerais, feita pelos geólogos, exige também conhecimentos Químicos.

Os agrônomos utilizam o conhecimento Químico para orientar os agricultores sobre adubação.

Para o Químico, o computador hoje é tão importante quanto o tubo de ensaio.

                                                                                                                              

A Química hoje.

Hoje, mais do que nunca na história da humanidade, é impossível viver sem os conhecimentos e a utilização da Química.

A aplicação de seus conhecimentos e dos de outras Ciências na criação de novos materiais e no desenvolvimento de novos processos, 

principalmente aqueles que têm uso prático, é a função da tecnologia.

O conhecimento cientifico normalmente precede seu uso, ou seja, existe sempre um intervalo de tempo entre a descoberta e sua aplicação.

Na tabela podemos ver alguns exemplos:

                                                                                                                                  O avanço da tecnologia é responsável pela mudança de muitos hábitos e, geralmente, proporcional melhoria da qualidade de vida.

Um exemplo da utilidade da tecnologia é a descoberta feita pelo físico italiano Alessandro por volta (1745-1827). 

Ele observou que algumas transformações químicas produziam energia elétrica. Para aproveitá-la utilizou-se de um dispositivo criado por ele: a pilha.

Ao longo do tempo, essa descoberta positivo a criação de muitos equipamentos utilizados hoje em dia, como o computador.

                                                                                                                                                                                 

Química, Sociedade e Ambiente.

A mudança de hábitos da sociedade tem muito a ver com a evolução do estudo da Química e de sua aplicação, pois ela é responsável pelo aumento na produção de alimento, pela pesquisa de medicamentos e pela busca de novos combustíveis, dentre outras funções.

Contudo, devido ao uso exagerado ou inadequado de certos produtos Químicos, o ar está cada vez mais poluído, as praias e os rios estão sujos e os oceanos estão contaminados. Isso provoca uma grande mortandade nos ambientes aquáticos e carreta perigos potenciais os seres vivos e para planeta como um todo.

Diante desse quadro, necessitamos cada vez mais estabelecer prioridades, identificar até que ponto o avanço tecnológico pode ser benéfico, definir critérios para a exploração dos recursos naturais e estudar formas de reaproveitar os dejetos produzidos por nossa sociedade.

  • Estabelecer prioridades.
  • Identificar até onde a tecnologia é benéfica.
  • Definir critérios para a exploração dos recursos naturais.
  • Reciclagem.

A maior parte da poluição das praias é devida a atitudes impróprias dos seus frequentadores.

A reciclagem de papel evita a derrubada de novas arvores.

Todavia, não podemos esquecer deque é também à Química que precisamos recorrer para tais empreendimentos ou ações.

Um dos mais sérios problemas contemporâneos é a enorme quantidade de lixo produzido e o destino final dado a ele.

Atualmente, cada brasileiro produz em média 1kg diários de lixo. No total, o lixo domiciliar chega a 96 mil toneladas/dia.

Embora, no Brasil, em muitos municípios a composição do lixo apresente características bem diferentes, 

na média ela pode ser representada pelo esquema a seguir, em porcentagem de massa:

  Para diminuir a quantidade do lixo produzido e incentivar sua coleta seletiva, instituiu-se um conjunto de procedimentos conhecido por política dos 3R”.

  • Redução do lixo produzido:

Para isso, recomenda-se a escolha de embalagens que produzam a menor quantidade possível de lixo.

  • Reutilizar de tudo o que for possível:

Aconselha-se ao consumidor reutilizar embalagens plásticas e de vidro, evitando assim, seu descarte e a compra de novos recipientes, que acabarão se transformando em lixo.

  • Reciclagem:

A reciclagem permite a transformação de materiais como papel, vidro, lata, plástico e embalagens diversas em novos objetos. Esse procedimento deve ser estimulado pois, além de diminuir o acúmulo de lixo e ajudar na preservação das fontes naturais, é extremamente vantajoso em termos econômicos, já que em vários casos é mais barato reciclar do que produzir utilizando matérias-primas novas.

                                                                                                                                                                                

O processo é limitado por dois fatores:

            A separação dos materiais e a forma de coleta. A reciclagem deve ser facilitada pelo uso de lata de lixo diferentes para diferentes materiais 

recicláveis, evitando-se que eles fiquem sujos ou contaminados.

Veja, a seguir, alguns símbolos universais relacionados à reciclagem, utilizados em diversas embalagens. Para indicar diferentes tipos de plásticos, usam-se números que variam de 1 a 7.

Como onda a reciclagem no Brasil:

Segundo dados publicados pelo compromisso empresarial para reciclagem (Cempre), o brasil, em termos de reciclagem de alguns materiais, encontra-se afinado com as médias mundiais. Para se ter uma ideia, hoje reaproveitamos mais latas de alumínio que os estados unidos e até que o Japão, que tinha o primeiro lugar nessa classificação. Entretanto, como todo o mundo, ainda estamos longe de uma situação, tendo em vista o futuro dos recursos naturais.

Por enquanto, a média nacional de reciclagem, por material, encontra-se nestes patamares:

  • Alumínio: 85%
  • Papel: 43,9%
  • Vidro: 45%
  • Latas de aço: 75%
  • Pneus: 10%
  • Aço: 33,89%

Atualmente, existem várias entidades envolvidas com a reciclagem. Todas elas mantêm sites informativos de livre acesso para qualquer pessoa. Abaixo, indicamos alguns deles.

 

www.cempre.org.br

www.cecae.usp.br/recicla

www.ambiente.sp.gov.br

www.latasa.com.br

www.labisolda.ufsc.br/~caroline/reciclar