PM-PI
PREPARATÓRIO DO CONCURSO DA PM (POLÍCIA MILITAR DO PIAUI) INFORMÁTICA
PROFESSOR: SILVA
Nome:_____________________________________________________Turno:____________
e-mail:_______________________________ Fone(s).________________________________
Questões de Provas da PM-PI
- (PM/PI) Sobre a Internet, assinale a alternativa correta.
a) O browser é um aplicativo que permite acesso a serviços como www e transferência de arquivos.
b) Para conectar à Internet os usuários não precisam estar ligados a um provedor de acesso.
c) O Google é um site que permite a busca de endereços eletrônicos de outros sites, mas não permite busca de imagens.
d) Para acessarmos um endereço eletrônico, necessitamos de um conjunto de informações chamado de ISP, onde principalmente fazemos referência ao domínio do site.
e) O e-mail é uma correspondência eletrônica que permite troca de textos e arquivos somente entre usuários do mesmo provedor de acesso.
02) (PM/PI) Sobre o Microsoft Internet Explorer, assinale a alternativa correta. A
PREPARATÓRIO DO CONCURSO DA PM (POLÍCIA MILITAR DO PIAUI) INFORMÁTICA
PROFESSOR: SILVA
Nome:_____________________________________________________Turno:____________
e-mail:_______________________________ Fone(s).________________________________
Questões de Provas da PM-PI
- (PM/PI) Sobre a Internet, assinale a alternativa correta.
a) O browser é um aplicativo que permite acesso a serviços como www e transferência de arquivos.
b) Para conectar à Internet os usuários não precisam estar ligados a um provedor de acesso.
c) O Google é um site que permite a busca de endereços eletrônicos de outros sites, mas não permite busca de imagens.
d) Para acessarmos um endereço eletrônico, necessitamos de um conjunto de informações chamado de ISP, onde principalmente fazemos referência ao domínio do site.
e) O e-mail é uma correspondência eletrônica que permite troca de textos e arquivos somente entre usuários do mesmo provedor de acesso.
02) (PM/PI) Sobre o Microsoft Internet Explorer, assinale a alternativa correta. A opção “Trabalhar off-line” do menu “Arquivo” permite que as pessoas acessem todos os sites sem estarem conectadas ao provedor de acesso.
b) A opção “Atualizar” do menu “Exibir” executa a atualização do programa Internet Explorer.
c) O menu “Favoritos” permite que seja armazenado o endereço eletrônico dos links de sua preferência.
d) Para configurar um endereço como página inicial, basta ir até a guia “Geral” na opção “Configurações” do menu “Ferramentas”.
e) No menu “Ferramentas”, na opção “Bloqueador de Pop-ups” podemos restringir o acesso do usuário a alguns sites impróprios.
03) (PM/PI) Sobre Memórias, marque a alternativa correta.
a) O pen drive é caracterizado como um dispositivo de armazenamento volátil. b) A memória RAM é encontrada somente nos computadores mais modernos.
c) O HD é um tipo de cd-rom que tem alta densidade.
d) Memória secundária são memórias que não podem ser acessadas Diretamente pelo processador.
e) Memórias primárias foram os primeiros tipos de memória a serem fabricadas e não são mais utilizadas.
04) (PM/PI) Sobre Periféricos, marque a alternativa correta.
a) O mouse é um exemplo de dispositivo de saída de dados.
b) A impressora laser não é considerada um tipo de periférico de saída.
c) Podemos gravar DVD em todos os gravadores de CD-ROM.
d) O processador é o periférico mais importante do computador.
e) O monitor sensível ao toque é um exemplo de periférico de entrada e saída.
05) (PM/PI) Marque a alternativa correta sobre o Microsoft Windows XP.
a) Na pasta “Arquivo de Programas” fica armazenado os arquivos criados por todos os usuários do sistema.
b) Para formatar um disquete, basta ir até o “Meu Computador” e clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse.
c) Ao clicar no ícone do disco rígido no “Meu Computador” podemos ver detalhes como: tamanho total, espaço livre e tamanho da RAM.
d) O Windows Explorer é o programa que permite manipular as pastas e arquivos do sistema.
e) Na “Lixeira” encontramos todos os arquivos que são apagados do disquete.
06) (PM/PI) Assinale a alternativa correta sobre o Microsoft Word 2002.
a) A “Mala Direta” é um recurso que permite que um mesmo documento seja utilizado por vários registros, sem a necessidade de ter que digitar o mesmo texto para cada.
b) O botão serve para inserir tabelas.
c) Os marcadores e
servem para aumentar e diminuir o tamanho da fonte.
d) O “Zoom” é utilizado para formatar a fonte, aumentando ou diminuindo de tamanho.
e) Pressionando-se o conjunto de teclas “CTRL + D” será desfeita a última operação.
07) (PM/PI) Marque a alternativa correta sobre o Microsoft Word 2002.
a) O botão serve para recortar um texto do documento.
b) Para formatar uma letra como maiúscula, basta clicar no botão .
c) Ao clicar duas vezes sobre uma palavra, a mesma será selecionada juntamente com o parágrafo inteiro.
d) O botão serve para apagar um parágrafo sem formatação.
e) Podemos aplicar formatações já predefinidas através do menu “Formatar” na opção “Estilos e formatação”.
08) (PM/PI) Assinale a alternativa correta sobre Tabelas no Microsoft Excel 2002.
a) O botão é usado para inverter a posição de uma célula.
b) O botão permite recuarmos o texto da célula para a esquerda.
c) Para preencher automaticamente uma série de números ou datas, devemos selecionar as duas primeiras células da série, clicar na alça de preenchimento e arrastar até a última célula desejada.
d) Para copiar a fórmula de uma célula para outra, deve-se selecionar a célula de origem no canto superior esquerdo e arrastar até a célula de destino.
e) A opção “AutoFiltro” do menu “Dados” faz com que o programa defenda-se de vírus.
09) (PM/PI) Quanto ao Microsoft Excel 2002, marque a alternativa correta.
a) Na guia “Bordas e sombreamento” do menu “Formatar”, opção “Células”, podemos incluir bordas e mudar a cor de fundo das células selecionadas.
b) Na função “SE” conforme a expressão =SE(E3>0;“sim”;“não”) o resultado será “não” quando o valor de “E3” for “0”.
c) O resultado da fórmula =A1+B1*C1 será “21” se os valores de A1, B1 e C1 forem “2”, “5” e “3” respectivamente.
d) O botão muda a cor das colunas selecionadas.
e) Não permite textos no formato subscrito e sobrescrito.
10) (PM/PI) A extensão para arquivos de texto, abertos, entre outros, pelo bloco de notas no ambiente.
Windows, é:
a) wav. b) xls. c) txt. d) zip. e) bmp.
11) (PM/PI) A unidade de medida da resolução de uma impressora é
dada em: a) BMP.
b) PPM. d) CPU. c) LPM. e) DPI.
12) (PM/PI) A recuperação de um arquivo excluído no Windows é feita através do ícone:
a) Meu Computador.
b) Meu Porta-arquivos.
c) Painel de Controle.
d) Lixeira.
e) Ambiente de Rede.
13) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, a respeito do Windows Explorer, a verdadeira é:
a) para mover um arquivo para o disco A:, pode-se utilizar o seguinte procedimento: clicar no arquivo; clicar no menu Editar; clicar em Recortar; em seguida, clicar em ; clicar no menu Editar e, finalmente, clicar em Colar.
b) o sinal “+” ao lado da pasta mostrada a seguir: , indica que não há subpastas nessa pasta.
c) para se repetir uma ação, pode-se clicar em na barra de ferramentas.
d) um clique simples na setinha que está localizada no lado direito de . fará com que seja ativado o drive A:, e um novo clique simples fará com que a lixeira seja ativada.
e) um arquivo pode ser excluído clicando-se sobre o nome desse arquivo e, em seguida, clicando-se no botão situado no canto superior direito da tela.
14) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, relativas ao Word, a verdadeira é:
a) não se pode transformar em texto todo o conteúdo de uma tabela com várias colunas, selecionando-se apenas a primeira coluna da tabela e utilizando-se o item Converter tabela em texto do menu Tabela.
b) para se corrigirem automaticamente erros comuns de ortografia ou inversão de letras na digitação de uma palavra, basta clicar em .
c) ao selecionar-se uma palavra de um parágrafo e, em seguida, escolher-se a opção Contar palavras do menu Ferramentas, o Word irá informar o total de palavras do parágrafo em questão.
d) pode-se configurar o Word para que ele altere automaticamente, ao se digitar, todas as iniciais de parágrafos para letras maiúsculas.
e) para se inibir o recuo da primeira linha do parágrafo e voltar a fazer espaçamento simples entre linhas, basta clicar em .
15) (PM/PI) Considere uma planilha no Excel com valores e fórmula especificados para as seguintes células:
A1 com valor igual a 53; B1 com valor igual a 68; e C1 com a seguinte fórmula =A1+ B1-A1. Ao se teclar Enter, obtém-se:
a) uma resposta do Excel informando que a fórmula não está correta.
b) 100 para a célula C1. c) 121 para a célula C1. d) 53 para a célula C1. e) 68 para a célula C1.
16) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, referentes ao Word, a verdadeira é:
a) as teclas de atalho Ctrl + C, Ctrl + X e Ctrl + V correspondem, respectivamente, às funções Colar, Recortar e Copiar.
b) o menu Editar possui a opção Cabeçalho e Rodapé, que permite a edição de cabeçalhos e rodapés.
c) o botão permite ampliar ou reduzir a exibição do documento ativo.
d) um clique simples no botão faz aparecer uma caixa de diálogo que permite salvar uma cópia do arquivo ativo com nome ou localização diferentes.
e) os botões correspondem, respectivamente, às funções Alinhar à esquerda, Justificar e Alinhar à direita.
17) (PM/PI) A respeito do Excel, é correto afirmar que:
a) no Excel, um mesmo arquivo pode conter, no máximo, 7 planilhas.
b) o menu Formatar possui opções que permitem alterar a altura de linhas ou a largura de colunas.
c) clicando-se no botão , as células selecionadas passarão a ter um fundo colorido.
d) nos botões , que aparecem lado a lado na barra de fórmulas, a função de
é permitir o uso de fontes do tipo subscrito, e a função de
é fechar o Excel.
e) se pode excluir uma linha, selecionando-a e clicando sobre Excluir no menu Formatar.
18) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, referentes ao Excel, a correta é:
a) a extensão padrão utilizada para arquivos de planilhas gerados com o Excel é .xls.
b) o comando Autosoma é utilizado para multiplicar números.
c) a interseção de uma linha e uma coluna no Excel recebe o nome de planilha.
d) para iniciar o Assistente de gráfico basta clicar em .
e) o botão usado na barra de ferramentas padrão para cópia é .
Boa Sorte!
opção “Trabalhar off-line” do menu “Arquivo” permite que as pessoas acessem todos os sites sem estarem conectadas ao provedor de acesso.
b) A opção “Atualizar” do menu “Exibir” executa a atualização do programa Internet Explorer.
c) O menu “Favoritos” permite que seja armazenado o endereço eletrônico dos links de sua preferência.
d) Para configurar um endereço como página inicial, basta ir até a guia “Geral” na opção “Configurações” do menu “Ferramentas”.
e) No menu “Ferramentas”, na opção “Bloqueador de Pop-ups” podemos restringir o acesso do usuário a alguns sites impróprios.
03) (PM/PI) Sobre Memórias, marque a alternativa correta.
a) O pen drive é caracterizado como um dispositivo de armazenamento volátil. b) A memória RAM é encontrada somente nos computadores mais modernos.
c) O HD é um tipo de cd-rom que tem alta densidade.
d) Memória secundária são memórias que não podem ser acessadas Diretamente pelo processador.
e) Memórias primárias foram os primeiros tipos de memória a serem fabricadas e não são mais utilizadas.
04) (PM/PI) Sobre Periféricos, marque a alternativa correta.
a) O mouse é um exemplo de dispositivo de saída de dados.
b) A impressora laser não é considerada um tipo de periférico de saída.
c) Podemos gravar DVD em todos os gravadores de CD-ROM.
d) O processador é o periférico mais importante do computador.
e) O monitor sensível ao toque é um exemplo de periférico de entrada e saída.
05) (PM/PI) Marque a alternativa correta sobre o Microsoft Windows XP.
a) Na pasta “Arquivo de Programas” fica armazenado os arquivos criados por todos os usuários do sistema.
b) Para formatar um disquete, basta ir até o “Meu Computador” e clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse.
c) Ao clicar no ícone do disco rígido no “Meu Computador” podemos ver detalhes como: tamanho total, espaço livre e tamanho da RAM.
d) O Windows Explorer é o programa que permite manipular as pastas e arquivos do sistema.
e) Na “Lixeira” encontramos todos os arquivos que são apagados do disquete.
06) (PM/PI) Assinale a alternativa correta sobre o Microsoft Word 2002.
a) A “Mala Direta” é um recurso que permite que um mesmo documento seja utilizado por vários registros, sem a necessidade de ter que digitar o mesmo texto para cada.
b) O botão serve para inserir tabelas.
c) Os marcadores e
servem para aumentar e diminuir o tamanho da fonte.
d) O “Zoom” é utilizado para formatar a fonte, aumentando ou diminuindo de tamanho.
e) Pressionando-se o conjunto de teclas “CTRL + D” será desfeita a última operação.
07) (PM/PI) Marque a alternativa correta sobre o Microsoft Word 2002.
a) O botão serve para recortar um texto do documento.
b) Para formatar uma letra como maiúscula, basta clicar no botão .
c) Ao clicar duas vezes sobre uma palavra, a mesma será selecionada juntamente com o parágrafo inteiro.
d) O botão serve para apagar um parágrafo sem formatação.
e) Podemos aplicar formatações já predefinidas através do menu “Formatar” na opção “Estilos e formatação”.
08) (PM/PI) Assinale a alternativa correta sobre Tabelas no Microsoft Excel 2002.
a) O botão é usado para inverter a posição de uma célula.
b) O botão permite recuarmos o texto da célula para a esquerda.
c) Para preencher automaticamente uma série de números ou datas, devemos selecionar as duas primeiras células da série, clicar na alça de preenchimento e arrastar até a última célula desejada.
d) Para copiar a fórmula de uma célula para outra, deve-se selecionar a célula de origem no canto superior esquerdo e arrastar até a célula de destino.
e) A opção “AutoFiltro” do menu “Dados” faz com que o programa defenda-se de vírus.
09) (PM/PI) Quanto ao Microsoft Excel 2002, marque a alternativa correta.
a) Na guia “Bordas e sombreamento” do menu “Formatar”, opção “Células”, podemos incluir bordas e mudar a cor de fundo das células selecionadas.
b) Na função “SE” conforme a expressão =SE(E3>0;“sim”;“não”) o resultado será “não” quando o valor de “E3” for “0”.
c) O resultado da fórmula =A1+B1*C1 será “21” se os valores de A1, B1 e C1 forem “2”, “5” e “3” respectivamente.
d) O botão muda a cor das colunas selecionadas.
e) Não permite textos no formato subscrito e sobrescrito.
10) (PM/PI) A extensão para arquivos de texto, abertos, entre outros, pelo bloco de notas no ambiente.
Windows, é:
a) wav. b) xls. c) txt. d) zip. e) bmp.
11) (PM/PI) A unidade de medida da resolução de uma impressora é
dada em: a) BMP.
b) PPM. d) CPU. c) LPM. e) DPI.
12) (PM/PI) A recuperação de um arquivo excluído no Windows é feita através do ícone:
a) Meu Computador.
b) Meu Porta-arquivos.
c) Painel de Controle.
d) Lixeira.
e) Ambiente de Rede.
13) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, a respeito do Windows Explorer, a verdadeira é:
a) para mover um arquivo para o disco A:, pode-se utilizar o seguinte procedimento: clicar no arquivo; clicar no menu Editar; clicar em Recortar; em seguida, clicar em ; clicar no menu Editar e, finalmente, clicar em Colar.
b) o sinal “+” ao lado da pasta mostrada a seguir: , indica que não há subpastas nessa pasta.
c) para se repetir uma ação, pode-se clicar em na barra de ferramentas.
d) um clique simples na setinha que está localizada no lado direito de . fará com que seja ativado o drive A:, e um novo clique simples fará com que a lixeira seja ativada.
e) um arquivo pode ser excluído clicando-se sobre o nome desse arquivo e, em seguida, clicando-se no botão situado no canto superior direito da tela.
14) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, relativas ao Word, a verdadeira é:
a) não se pode transformar em texto todo o conteúdo de uma tabela com várias colunas, selecionando-se apenas a primeira coluna da tabela e utilizando-se o item Converter tabela em texto do menu Tabela.
b) para se corrigirem automaticamente erros comuns de ortografia ou inversão de letras na digitação de uma palavra, basta clicar em .
c) ao selecionar-se uma palavra de um parágrafo e, em seguida, escolher-se a opção Contar palavras do menu Ferramentas, o Word irá informar o total de palavras do parágrafo em questão.
d) pode-se configurar o Word para que ele altere automaticamente, ao se digitar, todas as iniciais de parágrafos para letras maiúsculas.
e) para se inibir o recuo da primeira linha do parágrafo e voltar a fazer espaçamento simples entre linhas, basta clicar em .
15) (PM/PI) Considere uma planilha no Excel com valores e fórmula especificados para as seguintes células:
A1 com valor igual a 53; B1 com valor igual a 68; e C1 com a seguinte fórmula =A1+ B1-A1. Ao se teclar Enter, obtém-se:
a) uma resposta do Excel informando que a fórmula não está correta.
b) 100 para a célula C1. c) 121 para a célula C1. d) 53 para a célula C1. e) 68 para a célula C1.
16) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, referentes ao Word, a verdadeira é:
a) as teclas de atalho Ctrl + C, Ctrl + X e Ctrl + V correspondem, respectivamente, às funções Colar, Recortar e Copiar.
b) o menu Editar possui a opção Cabeçalho e Rodapé, que permite a edição de cabeçalhos e rodapés.
c) o botão permite ampliar ou reduzir a exibição do documento ativo.
d) um clique simples no botão faz aparecer uma caixa de diálogo que permite salvar uma cópia do arquivo ativo com nome ou localização diferentes.
e) os botões correspondem, respectivamente, às funções Alinhar à esquerda, Justificar e Alinhar à direita.
17) (PM/PI) A respeito do Excel, é correto afirmar que:
a) no Excel, um mesmo arquivo pode conter, no máximo, 7 planilhas.
b) o menu Formatar possui opções que permitem alterar a altura de linhas ou a largura de colunas.
c) clicando-se no botão , as células selecionadas passarão a ter um fundo colorido.
d) nos botões , que aparecem lado a lado na barra de fórmulas, a função de
é permitir o uso de fontes do tipo subscrito, e a função de
é fechar o Excel.
e) se pode excluir uma linha, selecionando-a e clicando sobre Excluir no menu Formatar.
18) (PM/PI) Das afirmativas abaixo, referentes ao Excel, a correta é:
a) a extensão padrão utilizada para arquivos de planilhas gerados com o Excel é .xls.
b) o comando Autosoma é utilizado para multiplicar números.
c) a interseção de uma linha e uma coluna no Excel recebe o nome de planilha.
d) para iniciar o Assistente de gráfico basta clicar em .
e) o botão usado na barra de ferramentas padrão para cópia é .
Boa Sorte!