É possíve obter um fertiizante adequado a partir do lixo?
27-12-2012 09:03Como ocorre a contaminação desses fertiizante?
“Os resíduos domiciliares coletados nos municípios do BRASIL contam em sua composição com grande quantidade de matéria orgânica, superior a 50% em peso. Esta matéria orgânica quando não se trata ou disposta no solo corretamente torna-se a principal fonte de poluição dos resíduos domésticos, pois geram efluentes líquidos (chorume) e gasosos (biogás) que poluem corpos hídricos e a atmosfera, respectivamente.
Uma das mais difundidas formas de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos é a técnica conhecida como compostagem. A compostagem é um processo natural de decomposição biológica de matéria orgânica (aqueles que possuem carbono em sua estrutura), de origem animal e vegetal, pela reação de microrganismos Para que ele ocorra não é necessária à adição de qualquer componente físico ou químico à massa do lixo.
A compostagem pode ser aeróbica ou anaeróbica, em função da presença ou não de oxigênio no processo.
Na compostagem anaeróbica, a decomposição e realizada por microrganismos que pode viver em ambiente sem a presença de oxigênio; ocorre em baixas temperaturas, com exalação forte odores e leva mais tempo até que a matéria orgânica se estabilize.
Na compostagem aeróbia, mais utilizada no tratamento do lixo domiciliar, a decomposição é realizada por microrganismo que só vivem na presença do oxigênio. A temperatura pode chegar até 70ºC, os odores emanados não são agressivos e a decomposição é mais veloz.
O processo de compostagem aeróbia de resíduos orgânicos tem como produto final o composto orgânico, um material rico em húmus e nutrientes minerais que pode ser utilizado na agricultura como recondicionador de solos, com algum potencial fertilizante.”
———
Voltar